Divisão Simples

Agora com o conhecimento básico da multiplicação, chegou a hora da divisão.

Divisão

É quando um número inteiro é ‘quebrado’ em partes iguais.

Na divisão, trabalha-se com alguns valores.

  • O dividendo, que é o número que se quer dividir,
  • O divisor, que é a quantidade de partes que se quer obter,
  • O quociente, que é o resultado,
  • E o resto, que é o valor que sobra da divisão.

Por exemplo:

Zezinho tem 9 balas para distribuir aos seus 3 irmãos. Cada irmão deve ganhar a mesma quantidade de balas. Quantas balas Zezinho tem que dar para cada irmão ?

 

 

Então, no início você tem o dividendo ( 9 ) e o divisor ( 3 ). Seu objetivo é encontrar o quociente, mais como? Você pega o valor do divisor e multiplica ele por um valor que você acha que vai chegar perto do dividendo. Por exemplo, multiplique o 3 por 2. O resultado será 6. Um valor abaixo do dividendo certo? Agora multiplique 3 por 3. O resultado é 9! Então este é o quociente! Como você achou o resultado exato do dividendo, o resto da divisão será 0, e cada irmão de Zezinho receberá 3 balas, pois 9 balas divididas por 3 irmãos é igual a 3 balas para cada um certo ?

Agora vamos dificultar um pouco…

Digamos que Zezinho tem 4 irmãos para dividir as 9 balas.

Seguindo a mesma linha de raciocínio da explicação anterior, tentamos multiplicar o 4 por 3. O resultado será 12. Ops, Zezinho só tem 9 balas! Multiplicamos agora 4 por 2, com o resultado 8. Agora sim!, é o valor mais próximo que conseguimos do 9 certo ? Então o quociente será 2, e o resto será 1, pois o quociente 9 menos o resultado da multiplicação 8 será 1. Resumindo, Zezinho terá que distribuir 2 balas para cada irmão, e ainda lhe sobrará 1 bala!

 

 

Digamos agora que Zezinho tem 88 balas para distribuir aos seus 4 irmãos.

A divisão é aplicada diversas vezes até que não seja mais possível dividir o resto:

 

 

Até a próxima e deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta